TODOS OS LADOS DA CHAPADA DIAMANTINA

A variedade de atrativos naturais da Chapada criou o cenário perfeito para a prática do Ecoturismo. Um lugar com paisagens inimagináveis, que nos fazem sucumbir diante da grandiosidade da natureza. BEM VINDO à Chapada dos sonhos!
A água nasce no topo das serras e forma rios e cachoeiras onde se pode fazer de tudo um pouco - de um simples mergulho a um rapel emocionante. O resultado é um cenário moldado para expedições com alta carga de emoção. O trekking já está mais do que consagrado por ali – as trilhas da serra baiana estão entre as mais procuradas do Brasil. CONVIDAMOS você a descobrir e se encantar com tudo que a Chapada tem a oferecer. Com certeza sua viagem será transformadora e inesquecível.
Uma formação rochosa de bilhões de anos e 1.150 metros. É de lá que se observa o por do sol mais famoso da Chapada e a vista mais deslumbrante da Serra do Sincorá.
A porta de entrada para explorar a região é Lençóis. Com apenas 10 mil habitantes, é um simpático vilarejo com atmosfera colonial. O nome do município lembra o período em que os garimpeiros montavam tendas no leito do rio, que mais pareciam lençóis. Hoje não tem mais diamantes por lá, apenas atrativos naturais.
O rio Mucugezinho da origem a diversos poços, sendo um dos destaques o Poço do Diabo. Lugar ideal para a prática de rapel.
Nas entranhas do sertão. Na Chapada há mais de 100 grutas catalogadas, recheadas de estalagmites, estalactites e rios subterrâneos. A Lapa Doce é cenário de filmes e novelas, a segunda maior caverna topografada do Brasil, com 42 km de extensão. Privilegiada pela grande concentração de espeleotemas, surpreende pela altura do seu teto no interior da gruta. Nas formações estão imagens intrigantes, que lembram cenários místicos.
Rio e gruta com águas cristalinas onde é possível fazer flutuação dentro da caverna. Peixes e tartarugas de água doce inundam a caverna. Com uso de uma lanterna a prova d’água torna a experiência ainda mais inesquecível.
O Vale do Capão é um santuário ecológico. O clima de esoterismo e paz está presente no dia a dia da comunidade e foi trazido por jovens ainda embalados pelo sonho dos anos 70. Hoje as pessoas procuram autoconhecimento, espiritualidade, contemplação e uma vida mais sustentável. Ali está a Cachoeira da Fumaça e o Morrão.
No sopé do Morrão, um dos mais imponentes morros da Chapada, Aguas claras apresenta uma pequena cachoeira de águas cristalinas e três belíssimas piscinas naturais para um refrescante banho. A Maior parte do trekking, para chegar a águas claras, é feita em terreno plano com vista para os imponentes morros que compõem o cenário cartão-postal da Chapada, os mesmos observados do topo do Pai Inácio.
Em Ibicoara, extremo sul da Chapada no parque natural do Espartalho, fica uma das cachoeiras mais incríveis da região. Seus 85 metros de queda d’água e imenso cânion emoldurado por pedras folhadas se encontram em um caudaloso poço. Tão instigante quanto a cachoeira é a trilha que leva até ela. O caminho é bucólico, anda-se pelo leito do rio seco, em alguns trechos é necessário agarrar-se às pedras para facilitar a subida. Os panoramas surpreendentes do vale dão um gostinho do que está por vir.
O ESPIRITO DE AVENTURA MOVE TODA A REGIÃO Tal espírito é coisa de uma terra onde a natureza ousa: a água duela com o solo formando grutas e moldando cordilheiras; as pedras afrontam o rio represando a água em poços; e o rio desafia a serra jorrando de altíssimas cachoeiras.
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *