Uma formação rochosa de bilhões de anos e 1.150 metros. É de lá que se observa o por do sol mais famoso da Chapada e a vista mais deslumbrante da Serra do Sincorá.
A porta de entrada para explorar a região é Lençóis. Com apenas 10 mil habitantes, é um simpático vilarejo com atmosfera colonial. O nome do município lembra o período em que os garimpeiros montavam tendas no leito do rio, que mais pareciam lençóis. Hoje não tem mais diamantes por lá, apenas atrativos naturais.
O rio Mucugezinho da origem a diversos poços, sendo um dos destaques o Poço do Diabo. Lugar ideal para a prática de rapel.
Nas entranhas do sertão. Na Chapada há mais de 100 grutas catalogadas, recheadas de estalagmites, estalactites e rios subterrâneos. A Lapa Doce é cenário de filmes e novelas, a segunda maior caverna topografada do Brasil, com 42 km de extensão. Privilegiada pela grande concentração de espeleotemas, surpreende pela altura do seu teto no interior da gruta. Nas formações estão imagens intrigantes, que lembram cenários místicos.
Rio e gruta com águas cristalinas onde é possível fazer flutuação dentro da caverna. Peixes e tartarugas de água doce inundam a caverna. Com uso de uma lanterna a prova d’água torna a experiência ainda mais inesquecível.