Este passeio é também um pouco da história do Brasil:
1508 - A antiga trilha dos índios Guainás, começou a ser usada pelo homem branco.![c-mar-1](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-1.jpg)
PARQUE CAMINHOS DO MAR, a caminhada é de 8 km descendo a estrada velha de Santos.
![c-mar-2](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-2.jpg)
Antes a estrada era pavimentada com macadame (pavimento formado por pedras), ainda preservado nesta curva em frente ao monumento.
![c-mar-3](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-3.jpg)
Em 1922, o Caminho do Mar ganhou algumas edificações, como o Pouso Paranapiacaba.
![c-mar-4](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-4.jpg)
A estrada “Caminho do Mar” na década de 1920.
![c-mar-5](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-5.jpg)
Em seu percurso, vários monumentos e construções, alguns datados do centenário da Independência do Brasil.
![c-mar-6](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-6.jpg)
A Calçada do Lorena só foi substituída em 1841, com a abertura do traçado do caminho batizado como Estrada da Maioridade.
![c-mar-7](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/C-Mar-7.jpg)
O então governador de São Paulo, Washington Luiz, em 1920 deu inicio as obras da estrada. Inaugurando uma era de construção de novas rodovias por todo o país.
![paranapiacaba](http://blog.nasnuvensturismo.eco.br/wp-content/uploads/2018/03/paranapiacaba.jpg)
Paranapiacaba - Uma vila inglesa parada no tempo. No Alto da Serra do Mar, hora tomada pela neblina fica a Vila de Paranapiacaba. Esse bairro do município Santo André, surgiu no século 19 devido a construção da estrada de ferro SPR, com a finalidade de facilitar o transporte do “Ouro Negro”, o Café, até o Porto de Santos, de onde o nobre produto seguia rumo ao a Europa. Então nos caminhos íngremes da região, seria construído o maior Sistema Funicular do mundo, que através de máquinas fixas movidas a vapor e cabos de aço, tracionavam as composições durante a subida e descida de cargas e pessoas através da densa floresta que recobre a Serra do Mar.
2 Comments
Meu pai trabalhou na construção dessa estrada. Uma de minhas irmãs veio a nascer, em 1915, na rua Marechal Deodoro. Seu registro de nascimento foi feito pelo Sr. Galvão Bueno. Na ocasião meu pai teve contato de trabalho com o Sr. Rudge Ramos.
Olá Sr. Paulo, que bacana! Sua família fez história em São Paulo. Obrigado pelo registro aqui no blog.