CHAPADA DOS VEADEIROS: NO CORAÇÃO DO BRASIL

por Sabrina Scarpare
fotos arquivo pessoal das viajantes
Sempre que pensava em viajar pelo Brasil, para conhecer algum dos belos lugares que temos por aqui, a Chapada dos Veadeiros estava na minha lista de desejos. Em outubro deste ano, eu e mais 14 amigas saímos de Piracicaba rumo a Alto Paraíso de Goiás, conhecer a cidade construída sobre minas de cristais, principal centro de turismo da Chapada dos Veadeiros. Nosso avião aterrissou em Brasília (DF) e o nosso guia Fagner Xavier Esperança, da agência Paralelo 14 Ecoturismo, nos aguardava no aeroporto, já com o devido transporte terrestre até nosso destino final. A 230 km de Brasília, o município abriga parte de um dos maiores tesouros do cerrado: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
NOSSA CHEGADA
A pousada em que ficamos, a Casa Rosa, é um espaço muito agradável. Limpa, com café da manhã gostoso, piscina e quartos que nos acomodaram muito bem. Emoções à parte, araras deram o ar de suas graças todos os dias, voando em bando em cima de nossas cabeças. Incrível ver isso de perto. Também tivemos a presença de macacos sagui no nosso quintal. A diversidade da flora e fauna naquele lugar é incrível. Pra quem gosta de aventuras, a viagem é sensacional e tudo foi organizado nos mínimos detalhes pela nossa amiga Luciana Koury, proprietária da agência Nas Nuvens Turismo, em Piracicaba.
A VILA DO ALTO PARAÍSO
Nossa pousada ficava aproximadamente 1 km da avenida principal, caminhando a pé. Ela abriga diversos tipos e estilos de restaurantes, lojas e pousadas. Todas as noites nós saíamos para comer algo e conhecer um pouco mais do local. Experimentamos pizza, pastel, crepe, massas, lanche... tudo muito bem feito e gostoso. Nesta avenida também tem lojinhas de souvenirs e roupas. Vale a pena uma caminhada por lá.
CHAPADA EM CHAMAS
Para o azar da mãe natureza, na semana em que chegamos lá estava acontecendo a pior queimada da história na Chapada dos Veadeiros, queimando e devastando grande parte do Parque Nacional. Foi muito triste saber que muitos animais sofreram com aquilo e que, parte do cerrado estava em chamas. Para combater o incêndio, mais de 500 pessoas, entre brigadistas, bombeiros e anônimos se envolveram no combate às chamas. Mutirões foram organizados por veterinários e biólogos para resgatarem espécies silvestres dos incêndios e até mesmo conscientizar motoristas sobre os limites de velocidade a fim de evitar atropelamentos de bichos em fuga. Foi uma união incrível e uma demonstração de amor pela natureza e pela vida.
MOTIVOS
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, foi ampliado de 65 mil hectares para 240 mil, ou seja, quase quatro vezes o seu tamanho atual. Essa ampliação consolida, definitivamente, o título de Patrimônio Mundial concedido à unidade de conservação (UC) em 2001 pela Unesco. Além de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, que já eram abrangidos pelo Parque, os novos limites vão incluir parte dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança, formado com outras áreas protegidas da região. Muito se falou lá que o incêndio foi provocado por humanos e seus interesses políticos. Uma pena se isso for mesmo a pura verdade! Afinal, o Parque Nacional é refúgio de espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (que só existe no local), como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça-pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul. E por causa desse incêndio, não pudemos fazer passeios dentro do Parque Nacional. Porém, a Chapada é muito extensa e, com a ajuda do nosso guia Fagner, que conhece tudo por lá, mudamos nosso roteiro para conhecer outras maravilhas do lugar. Afinal, a Chapada abriga uma das maiores áreas de cachoeiras e árvores do mundo. Um bom motivo para querer voltar lá e conhecer lugares não vistos nessa viagem!
VOO DE BALÃO
Tive o privilégio de voar de balão pela primeira vez na vida!! E na Chapada!! Quanta alegria! Quem nos levou para mais essa aventura foi a equipe da Outdoor Ballooning Brasil, que percorreu com a gente por paisagens maravilhosas, nos proporcionando uma vista incrivelmente linda. Foi uma experiência emocionante e uma aventura inesquecível.
CACHOEIRAS QUE CONHECEMOS
Digo com convicção que, para praticar o ecoturismo, o lugar é perfeito. Dentre as muitas cachoeiras, canyons, mirantes e campos de flores, estão o Rio Cristal, Cachoeira da Água Fria, Cataratas dos Couros, Fazenda Lua, Poção Almécegas, Jardim Zen, Mirante do Pouso Alto, Cachoeiras do Macacão, Cachoeira de São Bento (Portal da Chapada), Jardim de Maytréia, Vale da Lua, Mirante do Areião, Raizama, Morada do Sol, Pedra Escrita, Águas Quentes, Cachoeiras dos Anjos e dos Arcanjos, Cachoeiras da Fazenda Veredas, entre outros. Infelizmente não tivemos tempo para conhecer tudo em uma semana (impossível!!), mas abaixo a lista dos lugares que conhecemos... vale a pena a visita! São elas:
Cachoeira Segredo: com sua exuberância nos 120 m de altura, ganhando o título de uma das mais altas de toda região da Chapada, a Segredo é de arrancar suspiros quando avistada ainda de longe. Para chegar nela, a trilha é longa e sinuosa. É necessário tomar muita água para hidratar durante o caminho. Ainda bem que a trilha cruza o rio diversas vezes, dando para molhar as mãos e a cabeça para se refrescar. O melhor de tudo, é que, no caminho dessa trilha tinha um oásis!, a Praia do Jatobá “a prainha”, água de rio esverdeada e clara. Linda, cheia de peixes. Levei meus óculos de natação e vi muitos peixinhos na superfície da água. Nos refrescou e nos deu sombra e água fresca! Para chegar até ela são 400 m de caminhada, com bastante sombra.
Poço Encantado: com fácil acesso, a cachoeira é bela e grande, formando uma praia que foi formada por sedimentos trazidos pelo vento ao redor de seu poço encantado. São 300 m de caminhada e tem lanchonete na entrada da trilha que leva à cachoeira. Também tem sombras de árvores e um espaço bom para descansar vendo a natureza.
Cristais: Com um poço delicioso para banho, com água bem gelada, essa cachoeira é ideal para ficar horas a fio observando a natureza no entorno. Para quem gosta de massagem natural, ela tem um espaço para se sentar e deixar a água transparente cair sobre as costas. Para chegar até ela, a trilha é íngreme e sem sombra, porém, no caminho, é possível se refrescar com águas límpidas que contornam a margem da trilha.
Vale da Lua: Com uma formação rochosa extremamente única, remetendo ao solo da Lua com pedras curvas e onduladas, o lugar peculiar fica ainda mais lindo com a água cortando seu caminho por entre as pedras, formando poços para banho (na época mais seca). Para chegar até lá a trilha é fácil e com aproximadamente, 600 m de caminhada. Em minha opinião, um dos mais belos lugares que conheci na Chapada. Sua formação rochosa é sensacional. Inexplicável! Só mesmo a mãe natureza para ter tempo de esculpir esse cenário incrível. Esse lugar tem muita história!
Cachoeira São Bento: Foi a última que conhecemos e não menos importante. Para chegar até ela é bem fácil a caminhada. Enquanto eu a observava as água límpidas caindo de uma das quedas, o guia Fagner nos contou que, se a gente caminhasse um pouco mais entre umas pedras, a gente iria avistar o templo do Sri Prem Baba, um mestre espiritual nascido no Brasil há 50 anos. Aos 36 anos, ele foi reconhecido por seu guru, Maharaj Ji, na Índia, como mestre ancestral linhagem Sachcha. Prem Baba tem atualmente milhares de discípulos espalhados pelo mundo afora. Uma pena não ter ido até lá para ver, mas na próxima ida minha a Chapada, voltarei lá com toda certeza!
PARALELO 14
O Paralelo 14 é um paralelo no 14° grau a sul do plano equatorial terrestre, ou seja, ele atravessa Machu Picchu, no Peru, São Tomé das Letras, em Minas Gerais, e o Alto Paraíso de Goiás, em Goiás. Diz a lenda que é um lugar extremamente místico. Há quem diga que, a bilhões de anos atrás, o mar passou por lá e deixou suas marcas nas pedras. É um marco histórico, sem dúvida. Na década de 70, Alto Paraíso passou a receber esotéricos de todos os cantos do país, atraídos pelo clima místico gerado pela energia das pedras e do Paralelo 14, que corta a cidade. Muitas dessas pessoas se estabeleceram no local, criando núcleos de cultura e de terapias alternativas, mantidos até hoje. Segundo informações, lá é considerado um dos lugares mais altos do Brasil.
CURIOSIDADES
A ocupação do território, que teve início entre 1750 e 1800, às margens do Rio São Bartolomeu, um dos principais da região, começou por causa do garimpo de cristal, de ouro e da caça de veados (o couro era exportado para Minas Gerais e para o Porto de Belém), o que deu origem ao nome da chapada. Os mais crédulos visitam o lugar esperando encontrar ali algum contato com discos voadores e extraterrestres. Outros apenas aproveitam a paz e a beleza do lugar para meditar e entrar em sintonia com a natureza. A simpatia dos habitantes de Alto Paraíso também cativa os viajantes que passam pela região. Muito hospitaleiros são capazes de perder horas contanto os diversos "causos" de mistério e de fenômenos sobrenaturais que rondam a Chapada. Alto Paraíso, incluindo o distrito de São Jorge, conta hoje com uma população de aproximadamente cerca de 8.000 habitantes. O município, que recebe turistas de todo o Brasil, oferece uma grande variedade de pousadas, restaurantes e atividades voltadas para a cura.
CERRADO
Eu adorei conhecer o cerrado. Um bioma que carrega uma vegetação densa de arbustos, com árvores baixas e tortuosas, plantas fortes que, mesmo com a queimada, elas renasciam das cinzas, literalmente, transformando todo o ambiente numa pluralidade de sentidos e formas. Dados do Ministério do Meio Ambiente aponta que o cerrado ocupa uma área equivalente a 22% do território nacional, ganhando o título de segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia. Isso é fascinante! O nosso Brasil é mesmo maravilhoso! Foi uma viagem inesquecível. Além disso, pude saborear, com a maturidade que a vida me deu, um pouco mais sobre a amizade. Viajar é trocar a roupa da alma e é também conhecer pessoas, um aprendizado para uma vida inteira. Obrigada vida por me dar essa oportunidade, obrigada minha amiga Luciana Koury pelo roteiro maravilhoso, pelo cuidado em fazer com que tudo saísse perfeito como foi. Obrigada amigas pelos ensinamentos. Obrigada mãe natureza. Que venham mais viagens para que eu possa eternizar com minhas lembranças. Até a próxima!
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *